domingo, 2 de setembro de 2012

Manual de boas maneiras com mamães e bebês

(Porque tem gente que merece esse selo...)


Depois de ter ficado chocada com uma senhorinha fofa que delicadamente entrou na minha frente (eu estava com as mãos no carrinho da Luiza) e enfiou as mãozonas que ela tirou sabe-se lá de onde na minha bebê, resolvi fazer esse post. Podem me achar exagerada, mas um pouquinho de cuidado não faz mal a ninguém...

1-      Pergunte antes se você pode pegar o bebê no colo, não vá tirando do berço / carrinho / bebê conforto. A mãe pode estar tentando fazer o bebê dormir, se acalmar, fazer força... enfim. Não custa perguntar.

2-      Antes de pegar o bebê, lave as mãos. Pode parecer bobo, mas é importante. Perdi a conta do tanto de visitas que não fez isso e eu, boba, fiquei sem coragem de pedir.

3-      Se estiver tossindo, espirrando, com mal estar, NÃO VÁ VISITAR O BEBÊ.

4-      Se for visitar um recém-nascido, seja breve e não fique fazendo hora, tomando lanche (que a recém-parida-zumbi é quem teve que preparar) e largando a louça pra recém-parida-zumbi lavar.

5-      NÃO SE META em assuntos que não fazem a mínima diferença para você, mas que são delicados para a mãe. É, estou falando do parto. Ficava super constrangida quando era obrigada a ouvir “Ué, você não conseguiu normal?”. Não, não consegui (dá pra usar uma expressão mais delicada?), próximo assunto, por favor!

6-      Seja discreta enquanto a mãe estiver amamentando. Veja bem, eu disse DISCRETA, no feminino. Se for homem, saia de perto. Tive que ficar lá, olheiras, corte doendo, cansaço e equilibrando o bebê, a almofada pra amamentação, a fraldinha e o caramba pra não ser tachada EU de indiscreta cospeito pra fora.

7-      Se o bebê estiver chorando loucamente, não queira tirá-lo do colo da mãe para acalmá-lo. Você deve mesmo estar tentando ajudar, mas é bem sem noção fazer isso. Ofereça ajuda, pergunte se pode mostrar um jeito diferente de segurar... mas chegar e pegar é chato, né?

8-      Se você for muito íntima da mãe, esqueça tudo o que eu falei. Seja sem noção se quiser, porque sua amiga vai te falar e vai ficar tudo bem =)

PS: HAAAAAAAAAAAAAA lembrei! Lembrei de uma coisa que precisava falar! Recebi visitas no dia exato que Lulu fez um mês, e uma das pessoas teve a coragem de falar pra família toda presente: “A Renata tá gordinha, né?” Haaaaaaaaaaaa!!!! SANGUENOZÓI define meu estado! Além de mal educada é cega, né? Posso até ter uma pancinha que não me pertencia, mas mas mas mas... eu to pesando 47kg, minha gente! 

2 comentários:

  1. Adorei um post! RE tive uma ideia exclusiva hahahah escreva um livro BONS modos com recém-paridas e recém nascidos! acho que venderia horrores! seria ótimo dar como lembrancinha de maternidade hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAH adorei.. muito bom.. realmente tudo que vc escreveu é bem pertinente... O termo .. '' HUmm vc não conseguiu o parto normal...'' realmente frustra né... Bom amiga o que posso te dizer é que esse manual só vai aumentar com o passar dos meses viu.. se prepara pra quando a Luiza começar a ingerir alimentos.. mil opnioes surgirão e as criticas virão a cavalo!! beijoss não esqueço de vcs!!

    ResponderExcluir

Quem somos

Renata, a mãe, esposa e professora. Luiza, a bebê linda, nascida em 04/07/2012.
Tecnologia do Blogger.