quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O projeto de rotina


Disse que contaria como as coisas andam por aqui, não? Então lá vai, mas vou pular o capítulo da amamentação, por pura falta de vontade de falar sobre isso. Então basta saber que aos 18 dias de vida a Luiza passou a ser alimentada por fórmula infantil. Ok, continuando...
                E Lulu-Linda entrou num esquema de mamar de 4 em 4 horas, assim, um reloginho. Depois de quatro horas da mamada anterior, chorava de fome e mamava, pronto. Após algumas mamadas ela dormia (à noite ela dormia fácil), mas durante o dia nem sempre dormia...
                Aí um dia ela chorou após 3 horas do início da mamada anterior. Achei estranho, mas claro que dei né (alôoooo Nana Nenê, não vou deixar minha filha chorar de fome, ok?). E assim passou o resto do dia. Quando chegou a noite, tanammmm, dormiu 5 horas seguidas. É, amiga dona de casa! Com 1 mês de vida ganhei esse presente.
                E agora as coisas estão assim: durante o dia ela simplesmente não dorme (falei que quase nunca dormia antes né? Agora é nunca mesmo), e lá pras 22:00 ela dorme. Ai VAREIA. Ela muitas vezes acorda às 2:00 ou 4:00, mama e dorme mais um tanto, mas tem noites, como esta, que dorme direto. Ontem dormiu às 22:00 e acordou só às 6:00! Dancinha da alegria:

               
  Invariavelmente (é a única coisa invariável aqui em casa...) Lulu acorda às 6:00 e aí não há santo, pai, mãe ou cachorro que a faça dormir no berço de novo. Essa hora ela mama de novo e a coloco na minha cama, assim ela dorme, e é a única hora do dia que ela dorme. Não curto colocar bebê na minha cama, não conseguiria dormir, mas como à noite ela sempre fica no berço dela, e de manhã somos só nos duas, sucumbi e prefiro seguir assim do que caçar briga. A soneca vai geralmente das 7:00 até umas 9:00, mas isso sim VAREIA.
                Agora, falando de rotina propriamente dita, deu pra ver que aqui rola uma rotina-pero-no-mucho né? Eu sigo as necessidades da Luiza, pois acho muita maldade enrolar um bebê com fome e alimentá-lo só na hora que eu acho que deve, e também acho falta de respeito entuchar mamadeira num bebê que nem quer, ou que está dormindo (Alô Adestradora Encantadora de Bebês!!).  MAS desde que ela nasceu algumas coisas aqui em casa não mudam:
-Ela dorme no berço dela, no quarto dela;
-Durante a noite o quarto fica escurinho;
-Ela é trocada ANTES de mamar, pois mesmo arrotando, ela acaba regurgitando frequentemente se a coloco deitada após mamar. Claro que quando rola um cocô, troco o mais breve possível;
-Quando acorda de madrugada para mamar, só troco sua fralda se estiver de cocô. Fralda noturna da Mônica, te amo!
-Nas acordadas e trocas da madruga-boladona, não acendo a luz e não brinco com ela. Troco só com a luz do corredor. Tem vezes em que ela acorda 3:00 da manhã e em vez de chorar, fica gargalhando pro móbile dela. Lindo? É, uma graça, mas aí ela fica eufórica e não dorme mais, então já cheguei a tirar o móbile do berço ou cobri-lo para que não haja estimulação.
                Com esse projeto de rotina, está tudo caminhando bem por aqui, e desde os primeiros dias de vida ela já diferenciava dia e noite, pois os períodos mais longos de sono eram durante a noite mesmo.
                Agora, elementos que ajudam:
*Chupeta: detesto criança grande que faz tudo com a chupeta na boca: brinca, fala, corre... Mas não sou nada contra a chupeta. Quando grávida, encomendei este modelo dos EUA, que imita o formato daspeita da mãe.
E a Lulu só pega a chupeta quando está querendo pegar no sono, fala se essa minha filha não entende as preocupações da mãe?

*Este cueirinho fofo com velcro:  (o nosso é da Baby Bee mesmo). Ajuda muito, pois diversas vezes ela está pegando no sono, e então mexe os bracinhos, se assusta, chora, desperta... enfim... Esse casulinho aí contribui para que ela durma mais horas seguidas durante a noite, pois quando acorda, volta a dormir sozinha em seguida.
*A música estranha: quem conhece “O bebê mais feliz do pedaço” (indico MUITO) sabe que os bebês curtem um shhhhhhhhhh no ouvido né? E não é suave não, é fortão mesmo. E em um dia de choro enlouquecedor (para mim e para ela), achei um vídeo bizarro no youtube, mas o som a acalmou imediatamente. Baixei só o som, coloquei num radiozinho que usa pen-drive, e agora este rádio mora no quarto dela. Quando ela está relutando em dormir, enrolo do cueiro, coloco a chupeta e dou o play na musica estranha:

*Banho de balde: Lulu amooooou ficar lá sentadinha. Quando sinto que ela está agitadinha, este banho precede a última troca/mamada do dia, e fica tudo lindo!

UFA! Enorme!!
Próximo post: a primeira viagem da Luiza!
                

5 comentários:

  1. Adorei o post! quero mais ahahhahaha
    também qro fotos da Lulu

    ResponderExcluir
  2. vc é um arrazoo!!! realmente deixa-los com fome esta no manual da crueldade pra mim... mas a Dona Luiza dormir tão bem de noite é um feito pra poucas mães.. agradeça a Deus por isso porque da idade dela o Artur dormia o dia todo e passava a noite dando risadinhas... e não tinha como deixa-lo acordado eu olhava pro lado e ele estava la dorminnnndo ZzZzZz... Quem sabe no próximo bebe eu uso esse video ai .. adorei a dica!! beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Lulu coisa mais lindaaa. Estou adorando ler os posts *-*

    ResponderExcluir
  4. Coisa lindaaaaa! Quero mais posts da Lulu também :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!
    Sabendo coisinhas que nunca ouvi falar ;D
    E quero fotos da Lu!!

    ResponderExcluir

Quem somos

Renata, a mãe, esposa e professora. Luiza, a bebê linda, nascida em 04/07/2012.
Tecnologia do Blogger.